IV Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas da AQUASIS

 

      


O IV Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas da  AQUASIS, que decorreu na sexta-feira, 6 de Maio, no Grande Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, reuniu 381 participantes.

A realização do Evento contou uma vez mais com o patrocínio de várias entidades: Águas de Portugal, LNEC, HEXAGON SI, Intergraph, IBM, InOut, InfoPortugal, Fujitsu, Geoglobal, Inelcis e DHI, e o apoio da APDA, PPA, APEMETA, APESB e AEPSA.

No IV Fórum, que teve como tema central a “Produtividade da Infraestrutura – Conhecer para Gerir Melhor”, estiveram representados 115 organismos, dos quais 54 entidades gestoras, a operar nas áreas do abastecimento de água saneamento de águas residuais, 52 empresas do setor e 9 Instituições/Universidades.


 

O IV Fórum teve um simbolismo especial para a AQUASIS, por coincidir com o ano de celebração dos 25 anos da Empresa, tendo contado com a participação de oradores e moderadores de elevada qualidade, que relataram os seus conhecimentos e experiências na utilização de tecnologias de informação, de suporte aos processos geridos pelas Entidades que representam.

A abrir o Evento, a Engª Alexandra Serra, presidente do Concelho de Administração da AQUASIS, deu as boas vindas a todos os participantes. Na sua intervenção, felicitou a AQUASIS pelos seus 25 anos, com uma referência especial a um dos seus fundadores, Prof. Eduardo Ribeiro de Sousa, que deixou de estar entre nós em 2012, cuja visão, capacidade de trabalho e paixão esteve na origem do projeto que é hoje a AQUASIS, e destacou ainda a relevância dos diversos temas do Programa.

O 1º keynote speaker convidado, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, fez uma intervenção sobre as bases para um desenvolvimento sustentável dos serviços da água, salientando o facto de a gestão eficiente da água dever também passar pela integração dos sistemas e tecnologias de informação, sistemas comerciais e otimização e gestão da rede. O Ministro do Ambiente realçou ainda a importância dos sistemas em baixa enquanto agentes mobilizadores da mudança, por um lado, na concretização de medidas de gestão de rede e, por outro, no desenvolvimento de novas oportunidades na melhoria da prestação de serviço ao cliente. Destacou ainda a importância da existência de um SIG e de um cadastro fiável.

Sobre o tema POSEUR, fez referência às prioridades até então estabelecidas, evidenciando a importância de direcionar uma maior fatia dos fundos comunitários para a introdução de novas tecnologias para os serviços urbanos de água.

IV Fórum da AQUASIS nas notícias
Veja aqui a notícia publicada pela Ambiente Online referente à intervenção do Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes

O 2º keynote speaker convidado, Eng.º Govert Geldof, convidado internacional, fez uma intervenção sobre a complexidade das águas urbanas (Urban Water and its Complexity), em formato de entrevista conduzida pela Eng.ª Rafaela Matos.

As intervenções seguintes foram divididas em quatro painéis, cada um privilegiando temas específicos:

1º Painel | Financiar

Este 1º painel incidiu sobre a temática “POSEUR – Solução para o cadastro das infraestruturas dos sistemas em “baixa”?”, crucial para o desenvolvimento do setor, tendo contado com uma comunicação efetuada pela Eng.ª Manuela Matos, Vogal da Comissão Diretiva do POSEUR, seguida de debate.

O debate que se seguiu contou com representantes de várias entidades gestoras e entidades do setor: José António Pestana (AQUASIS), enquanto Moderador, Manuela Matos (POSEUR), Maria do Céu Albuquerque (CIM do Médio Tejo), Carlos Bernardes (Câmara Municipal de Torres Vedras), Miguel Carrinho (Águas do Ribatejo) Francisco Machado (AEPSA) e Tentúgal Valente (Águas do Norte).

O objetivo do debate entre as entidades representadas no painel prendeu-se com a importância dos investimentos na informação, através da elaboração do cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas em ‘baixa’, para a correta fundamentação dos investimentos a realizar, bem como para a melhoria dos níveis de eficiência operacional e da qualidade dos serviços prestados pelas Entidades Gestoras.

Falou-se ainda sobre em que medida as ações já encetadas e a promover pelo POSEUR permitirão solucionar o problema identificado pela ERSAR, nomeadamente o facto de uma elevada percentagem dos operadores de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais em Portugal não conhecer devidamente as suas infraestruturas.

IV Fórum da AQUASIS nas notícias
Veja aqui a notícia publicada pela Ambiente Online referente à intervenção da Eng.ª Manuela Matos, Vogal Executiva da CD do POSEUR
Veja aqui a notícia publicada pela Ambiente Online referente à intervenção da Dr. Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
Veja aqui a notícia publicada pela Ambiente Online referente à intervenção do Eng.º José António Pestana, Administrador da AQUASIS

2º Painel | Conhecer e Planear

Este 2º painel foi moderado por André Pina, dos SIMAS de Oeiras e Amadora, tendo sido composto pelas seguintes comunicações e Oradores:

  • Como conhecer, como evoluir | Joaquim Silva, Câmara Municipal de Sesimbra
  • Análise de Risco em Redes de Distribuição de Água | Catarina Sousa, Águas do Sado
  • Levantamento cadastral: a experiência da CM de Lisboa | João Drumond, Câmara Municipal de Lisboa

3º Painel | Operar e Manter

Este 3º painel foi moderado por Ana Luís, em representação da APDA, tendo sido composto pelas seguintes comunicações e Oradores:

  • OT’s onde estão/ Gestão integrada da atividade operacional | Nuno Medeiros, EPAL
  • Operação e manutenção de infraestruturas | Luís Amorim, Águas do Norte
  • Telegestão: do diagnóstico à fiabilidade | Osvaldo Silva, Águas do Algarve

4º Painel | O índice de conhecimento infraestrutural: que visão, que futuro

O 4º painel foi moderado por Carlos Mariano, da AQUASIS, tendo sido composto pelas seguintes comunicações e Oradores:

  • Reformulação do Índice de Conhecimento Infraestrutural e de Gestão Patrimonial | Paula Freixial, ERSAR
  • A perspetiva da Águas do Porto na GPI | Frederico Fernandes, Águas do Porto

Neste painel interveio ainda a Eng.ª Helena Alegre, do LNEC, respondendo a um conjunto de questões sobre o tema, colocadas pelo moderador.

IV Fórum da AQUASIS nas notícias
Veja aqui a notícia publicada pela Ambiente Online referente à intervenção Eng.ª Paula Freixial, diretora do Departamento de Engenharia – Águas, da ERSAR

A intervenção de encerramento do IV Fórum coube ao Dr. Orlando Borges, Presidente da ERSAR, tendo na sua comunicação apresentado os resultados preliminares do RASARP referente ao ano 2015, fazendo também referência a diversos projetos em curso na ERSAR.

A elevada e crescente adesão ao Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, promovido e organizado pela AQUASIS, compromete-nos a prosseguir com esta iniciativa no próximo ano, esperando contar com a presença de todos.

 

  

 Resumo do IV Fórum AQUASIS_2016 "Produtividade das Infraestruturas | Conhecer para Gerir Melhor"

Galeria

Mailing list

Registe-se no nosso site e receba notificações sempre que tivermos novidades Subscrever aqui
RSS
Partilhar