Notícias

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência e melhorar o desempenho do nosso site.
Para mais informações, consulte Termos e Condições e Política de Privacidade.

Clique para aceitar
voltar a notícias

X FÓRUM AQUASIS | 18 de novembro 2022

Realizou-se no passado dia 18 de novembro, no Grande Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, o X Fórum de Experiências e Divulgação de Boas Práticas da AQUASIS.

O X Fórum, com o tema enquadrador “Desafios à Gestão Eficiente das Infraestruturas", contou novamente com a intervenção de um prestigiado leque de profissionais e personalidades do setor, especialistas nas suas áreas, que trouxeram a debate alguns dos principais desafios que o setor tem vindo a enfrentar, apontando os caminhos de futuro.

O elevado número de participantes e a partilha de conhecimentos, experiências e reflexões proporcionadas pelos oradores convidados, a quem a AQUASIS endereça um especial agradecimento, foram determinantes para o sucesso alcançado.

A abrir o Evento, o Eng.º João Feliciano, CEO da AGS e Presidente do Conselho de Administração da AQUASIS, e a Eng.ª Helena Alegre, em representação da Eng.ª Laura Caldeira, Presidente do Conselho Diretivo do LNEC, deram as boas-vindas a todos os participantes. Nas suas intervenções, destacaram a importância do tema do Fórum e do local da sua realização, o LNEC. Endereçaram ainda um agradecimento aos moderadores, oradores, ao keynote speaker convidado, aos patrocinadores, aos presentes e a todos os que contribuíram de forma ativa para a realização do Fórum.

Seguiu-se a intervenção do keynote speaker, Eng.º Jaime Melo Baptista, Presidente do Conselho de Administração da LIS-Water e Coordenador Técnico do PENSAARP 2030, que centrou a sua intervenção no tema “Desafios à gestão eficiente das infraestruturas – Onde estamos e para onde queremos ir?”, destacando o contexto existente, a visão e os objetivos que devemos ter, a necessidade de um plano estratégico, os objetivos e as medidas e a sua priorização, incentivos e outros estímulos, destacando a importância do PENSAARP 2030.

Ainda na parte da manhã, decorreu o 1º Painel, dedicado ao tema desde Fórum “Desafios à Gestão Eficiente das Infraestruturas”, que contou com a participação do Dr. Miguel Carrinho, da Águas do Ribatejo, do Dr. Nuno Medeiros, da EPAL, do Eng.º Carlos Custódio, da Águas de Cascais, e do Eng.º Miguel Alarcão, da Câmara Municipal de Sesimbra. A moderação coube ao Dr. Nuno Campilho, da Águas do Baixo Mondego e Gândara. Cada uma das Entidades Gestoras representadas, partilhou e debateu entre si e com a audiência as diversas abordagens e a forma como cada EG enfrenta os desafios da gestão eficiente das respetivas infraestruturas.

Na parte da tarde, decorreu o 2ª painel, dedicado ao tema “Caminhos de futuro”, e a intervenção final, sobre o tema “A transformação digital no setor urbano da água”

No 2º Painel deste Fórum, com o tema enquadrador “Caminhos de futuro”, os oradores convidados fizeram a sua análise de alguns dos principais desafios que se colocam ao setor. Tendo como moderador o Eng.º José Pestana, foram abordados e analisados temas específicos, com o propósito de dotar as EG de recursos financeiros, materiais e humanos, necessários para a sua eficiência, crescimento e inovação. O painel incluiu os seguintes oradores, tendo cada um deles desenvolvido, na respetiva intervenção, o “caminho de futuro” indicado:
·        Eng.ª Nélia Sousa, ARM | Eficiência na tomada de decisão
·        Eng.ª Helena Alegre, LNEC | Gestão de Ativos
·        Eng.º Tiago Carvalho, Águas de Alenquer | Captação e Retenção de Quadros
·        Eng.º António Eusébio, Águas do Algarve | Reutilização
·        Eng.ª Inês Trindade, ERSAR | Financiamento

Coube à Eng.ª Ana Rita Santos, da AGS, a última intervenção do Fórum com o tema “A transformação digital no setor urbano da água”.  Na sua intervenção, transmitiu a sua análise e partilha de conhecimentos sobre a importância da digitalização como suporte aos desafios de eficiência e resiliência dos serviços urbanos de água, apontando as etapas no caminho para a transformação digital.

A realização do Evento contou com o patrocínio das seguintes entidades, a quem a AQUASIS agradece o apoio: LNEC, AGS, Hexagon, Actemium, Axians, Inout, novEGT, GEO ORBITAL - Trimble SIG, Siemens, Tecnilab, Allbesmart, APDA e PPA.

Partilhar: