Notícias

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência e melhorar o desempenho do nosso site.
Para mais informações, consulte Termos e Condições e Política de Privacidade.

Clique para aceitar
voltar a notícias

20, 21 e 27, 28 de outubro 2020| VIII Fórum AQUASIS

A AQUASIS tem vindo a realizar, desde 2013 e de forma ininterrupta, um Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas que se constituiu como um local em que as Entidades Gestoras têm a oportunidade de partilhar e divulgar os seus casos de sucesso na implementação de Sistemas de Informação de suporte às suas atividades operacionais, para além de debater temas da atualidade do setor com a presença de destacadas personalidades, nacionais e estrangeiras.
Estes Fóruns têm vindo a ser realizados, presencialmente, no grande Auditório do LNEC, em Lisboa. Em consequência da pandemia COVID-19, em 2020 não foi possível organizar o evento, nem nos moldes, nem nos tempos habituais, tendo-se optado pela sua realização sob a forma digital, através da organização de um conjunto de webinars.
Deste modo, a 20 e 21de outubro de 2020, a AQUASIS organizou o VIII Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, sobre o tema As Pessoas e o Alinhamento com a Estratégia de TI – Geração de Valor. Nos dias 27 e 28 de outubro foram realizados 5 workshops dedicados a soluções específicas para o setor das águas.
O Fórum contou com um bastante elevado número de inscrições registadas: 513 inscritos, representando 17 Empresas, 52 Entidades Gestoras e 5 Universidades/Instituições.
O evento ocorreu em 2 manhãs, tendo sido subdividido em sessões. No dia 20 de outubro ocorreram 2 sessões (sessão 1 e 2), tendo no dia 21, ocorrido outras 2 sessões (sessão 3 e 4).

Na primeira sessão, os oradores convidados abordaram, sob diferentes pontos de vista, o tema deste Fórum - As Pessoas e o Alinhamento com a Estratégia de TI / Geração de Valor, destacando o papel das pessoas na transformação digital das organizações, a ligação em rede entre os servidores de carbono (as pessoas) e os de sílica, a inteligência coletiva e a crescente falta de recursos qualificados, mais acentuada nas áreas do interior, refletindo sobre o porquê da falta de atratividade do setor para os jovens, desde logo na fase de formação, bem como da existência de um índice de senioridade ativa. Em resumo, nesta sessão de abertura, as pessoas foram o foco do debate.

Na segunda sessão deste Fórum, os oradores convidados abordaram temas relacionados com a tecnologia, onde o Christoph De Preter nos apresentou o top 5 das tendências geoespaciais e sua coordenação com as operações, designado por Geo-Ops, e o Bostjan Gabrijekic nos apresentou a tecnologia de suporte às operações na nova normalidade, não descurando uma visão de como as pessoas desenvolverão as suas funções de técnico, no futuro.
O tema da comunicação entre pessoas foi abordado pelo Hugo Sousa, enfatizando como a clareza da comunicação se torna importante na ligação e compreensão entre pessoas e organizações.

Na terceira sessão deste Fórum, os oradores Luís Nicolau e Sérgio Trindade transmitiram as suas perspetivas, aplicadas às empresas que representam, sobre o tema do teletrabalho, considerado como um fator positivo na relação entre TI e Pessoas, partilhando a forma como foi abordado o necessário reforço das capacidades digitais dos colaboradores, como consequência de uma maior aposta nas ferramentas digitais disponibilizadas.
No âmbito da disponibilização dos sistemas e da informação que estes albergam, Nuno Soares trouxe o tema da realidade aumentada, enquanto parte da abordagem estratégica para a disseminação de informação na empresa, no caso em concreto para a disponibilização de dados de infraestruturas de água e saneamento às equipas de intervenção de terreno, dando enfase às virtudes e dificuldades de tal empreendimento.

Na quarta sessão deste Fórum, os oradores convidados, representando algumas das mais relevantes instituições do setor da água, em Portugal, abordaram temas de grande interesse e atualidade, nomeadamente José Sardinha trouxe-nos o tema da neutralidade energética através do Programa ZERO, do grupo AdP, Helena Azevedo trouxe-nos o balanço dos financiamentos PO SEUR no Ciclo Urbano da Água (CUA), com foco no ponto de situação dos apoios do PO SEUR e alertas aos beneficiários, e, finalmente, Paulo Faroleiro trouxe-nos uma reflexão sobre as pessoas e o alinhamento com as TI, tema do Fórum, no contexto de uma Entidade Reguladora.

O Programa do Evento contou com a participação de moderadores e oradores nacionais e internacionais de excelência, a quem a AQUASIS endereça um especial agradecimento pela sua disponibilidade, dedicação, contributos e partilha de experiências!

Uma vez mais, agradecemos a todos os participantes, esperando que em 2021 nos possamos encontrar presencialmente, no IX Fórum AQUASIS.

A realização do Evento contou com o patrocínio das seguintes entidades: AGS, Hexagon, IBM, Actemium, Tecnilab, Siemens, InfoPortugal, ERI Engenharia e TerraGes.

Partilhar: