Notícias

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência e melhorar o desempenho do nosso site.
Para mais informações, consulte Termos e Condições e Política de Privacidade.

Clique para aceitar
voltar a notícias

AQUASIS - 15 dezembro 2020 | Encontro de Operação de Infraestruturas e de Manutenção

O crescente interesse da indústria, na implementação de sistemas integrados de gestão de operação e manutenção das suas infraestruturas, impulsionou a AQUASIS a organizar, no dia 15 de dezembro de 2020, o Encontro de Operação de Infraestruturas e Manutenção – 2020, tendo como tema enquadrador “Manutenção em tempos de pandemia – perspetivas para 2021".
Em consequência da pandemia COVID-19, o encontro foi realizado sob a forma de webinar.
O Encontro contou com um elevado número de inscrições registadas: 226 inscritos, representando 17 Empresas, 23 Entidades Gestoras e 1 Universidade. O Encontro foi organizado em 2 sessões, sendo que a segunda foi constituída por 2 painéis de oradores.

Na primeira sessão, participou o Diretor Geral da AQUASIS, Carlos Mariano, que procedeu à abertura do Encontro e o orador convidado, Joaquim Assunção Vieira, em representação da APMI – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial.
O orador convidado Joaquim Assunção Vieira refletiu sobre o tema do encontro sobre diferentes perspetivas descrevendo o que se aprendeu com a pandemia. Abordou, ainda, o Roteiro Europeu para a Recuperação e o Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) nas suas três dimensões estruturantes – Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.
Concluiu a sua apresentação com as perspetivas do setor para 2021.

O 1º painel da 2º sessão foi moderado por Emídio Santos, Responsável da área de OIM da AQUASIS, e contou com as presenças de Henrique Teixeira, Responsável pela área de gestão de energia da Águas do Norte e de Miguel Ângelo Silva, Diretor Financeiro da Águas do Centro Litoral.
O primeiro orador convidado, Henrique Teixeira, abordou o tema da utilização de soluções para a gestão de informação, correlacionando a organização da empresa, a importância da inventariação, os respetivos impactos da pandemia e a aplicação de mobilidade na manutenção industrial.
Concluiu a sua comunicação com enfase na importância de reportar informação de forma mais eficaz e atempada e adquirir maior fiabilidade nos dados reportados, direcionando para melhoria dos indicadores adquiridos e a sua importância para a ajuda à tomada de decisão.
O orador convidado Miguel Ângelo, na sua intervenção, destacou a atividade da manutenção nesta situação de contingência, identificando as oportunidades e os pontos fracos que desta resultam, como sejam a implementação de estratégias de manutenção planeada, a organização de armazéns e gestão de fluxos de materiais e a informação de cadastro, que deve ser continuamente corrigida e complementar da informação existente.
Em conclusão, os recursos tecnológicos disponibilizados de forma generalizada permitem tornar o ambiente laboral mais seguro e a maioria das tarefas administrativas, de organização e gestão não são comprometidas pela situação de teletrabalho.

O 2º painel da 2º sessão foi moderado pelo Carlos Mariano, e contou com as presenças de André Ramirez e Marco Nunes, ambos Técnicos da Área de OIM da AQUASIS, e de Luis Silva, Technical Partner Architect Ecosystem Portugal at IBM.
Os oradores transmitiram as suas perspetivas, no contexto de uma solução de operação de infraestruturas e manutenção, apoiadas por demonstração, dos temas:
• Alinhamento do sistema de manutenção com as funções dos técnicos;
• Extração avançada de Informação como suporte à tomada de decisão.
Foram ainda transmitidas as novidades da nova versão do software Maximo 8.
O orador Luis Silva centrou a sua apresentação nas perspetivas futuras para as atividades de manutenção e operação, acentuando a ligação entre pessoas, processos e tecnologia.
Na sua apresentação fez ainda referencia ao caminho que será necessário percorrer até à manutenção preditiva.

O Encontro contou com a participação de oradores nacionais e internacionais, com muitos anos de experiência no setor da manutenção e da gestão de ativos, a quem a AQUASIS endereça um especial agradecimento pela sua disponibilidade, dedicação, contributos e partilha de experiências!
A realização do Encontro contou com o apoio da IBM.

Partilhar: