Com a implementação de Sistemas de Telegestão pretende-se dotar as Entidades Gestoras de infraestruturas informáticas (hardware e software) de monitorização, comando e controlo, que permita:
uma gestão técnica eficaz e integrada das suas instalações operacionais, mediante a monitorização, comando e controlo, em tempo real ou “quase real”, e de forma remota e centralizada, do estado de funcionamento das diversas instalações operacionais, geograficamente distribuídas, permitindo assim uma ação imediata em caso de ocorrência de anomalias;
uma gestão económica e eficiente dos sistemas de abastecimento e distribuição de água e de saneamento, potenciando a sua
eficiência energética, através da otimização da produção e de bombagens, controlo de consumos e da qualidade da energia, bem como a eficiência de deslocações e intervenções locais, em caso de anomalias, mediante prévio conhecimento da origem e natureza das anomalias ocorridas.
No topo do Sistema de Telegestão está a infraestrutura informática (Data Center) de suporte ao Sistema de Supervisão (SCADA System) e a Sala de Despacho, que constituem o Centro de Controlo Central.
Na base dos Sistemas de Telegestão está a infraestrutura de processamento e controlo, suportada em diversos tipos de equipamentos, nomeadamente atuadores, sensores e instrumentação de medida e de análise da qualidade da água e de energia, unidades de aquisição de dados, de processamento e de controlo, com a particularidade de se encontram em instalações operacionais dispersas por uma vasta área geográfica.
Um Sistema de Telegestão, pela sua natureza geograficamente dispersa, prossupõe ainda a existência de uma Rede de Comunicações de Suporte, que assegure o fluxo regular de dados entre as diversas instalações operacionais remotas e o sistema de supervisão do Centro de Controlo Central.
