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Solução de Mobilidade Operacional - AQUAField

As Entidades Gestoras (EG) de Abastecimento de Água deparam-se com a necessidade de efetuarem intervenções nas redes de abastecimento, para reparação de roturas e avarias. Por norma, estas intervenções requerem a suspensão do serviço, afetando as condições de abastecimento às populações.

As intervenções nas redes são consubstanciadas em Ordens de Trabalho (OT) que encerram um ciclo de vida (abertura, inspeção, execução e fecho) e requerem um planeamento adequado, tendo em vista a articulação entre os vários sectores na EG (comercial, armazéns, piquetes).

Desenvolvido pela AQUASIS, o AQUAField é uma ferramenta de apoio à gestão operacional vocacionada para registo, planeamento e gestão das ordens de trabalho (OT), executadas no âmbito da manutenção e operação de redes de água e saneamento.

Para a sua concepção e desenho foi estabelecida uma parceria com a Águas do Sado e o Grupo AQUAPOR/Luságua, por forma a que a solução desse resposta às questões operacionais com que as Empresas se confrontam na operação diária dos seus sistemas.

Âmbito:

  • Manutenção e Operação de Redes de Água e de Saneamento.
  • Registo de OT.

A Solução AQUAField permite:

  • Planeamento e Execução de OT
  • Cobertura global do fluxo operacional (da abertura ao fecho)
  • Registo e planeamento das OT e sua afetação às equipas operacionais 
  • Caracterização da OT no local
  • Atualização permanente e diária do cadastro físico 
  • Execução de reservas de material a partir do local da intervenção
  • Geração da manutenção preventiva
  • Integração com o sistema de gestão de clientes e o ERP (SAP)
  • Fecho otimizado de válvulas de seccionamento

         

 

                                                   

Benefícios:

Componente Ambiental:

  • A execução de fechos optimizados da rede tem impacto significativo na diminuição do volume de água desperdiçado.
  • O registo digital de toda a informação relativa à gestão das OT em dispositivos do tipo PDA e Tablet PC minimiza o consumo de recursos naturais associados aos registos (papel, tinteiros).
  • O planeamento adequado das intervenções e a consulta, em tempo real, da situação do cliente, minimiza as deslocações, com consequente redução do consumo de combustível e de emissões de CO2.

Componente Económica:

  • Aumento da eficiência operacional com melhoria dos indicadores de desempenho técnico-económicos.
  • Redução das horas de trabalho administrativo.
  • Redução do número de clientes afetados no caso de fecho da rede, com vantagens na conservação da infraestrutura e na faturação.
  • Melhoria da qualidade de informação, com impacto na fiabilidade do cadastro e na definição de planos de reabilitação.
  • Regularização de fluxos de trabalho em armazém, tornando mais eficiente a sua gestão.Garantia de seguimento de todas as ocorrências

Componente Social:

  • Redução do número de clientes afetados no caso de fecho da rede e dos tempos de suspensão de abastecimento com vantagens no serviço prestado aos clientes.
  • Conhecimento, em tempo real, das áreas em que estão a ser efectuadas intervenções possibilitando, deste modo, a transmissão de informação adequada aos clientes.
  • Melhoria do conhecimento da infraestrutura que contribui para a redução do número de intervenções no terreno.
Ficheiros para download
MONOFOLHA AQUAFIELD.pdf (189kb)
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