As Entidades Gestoras (EG) de Abastecimento de Água deparam-se com a necessidade de efetuarem intervenções nas redes de abastecimento, para reparação de roturas e avarias. Por norma, estas intervenções requerem a suspensão do serviço, afetando as condições de abastecimento às populações.
As intervenções nas redes são consubstanciadas em Ordens de Trabalho (OT) que encerram um ciclo de vida (abertura, inspeção, execução e fecho) e requerem um planeamento adequado, tendo em vista a articulação entre os vários sectores na EG (comercial, armazéns, piquetes).
Desenvolvido pela AQUASIS, o AQUAField é uma ferramenta de apoio à gestão operacional vocacionada para registo, planeamento e gestão das ordens de trabalho (OT), executadas no âmbito da manutenção e operação de redes de água e saneamento.
Para a sua concepção e desenho foi estabelecida uma parceria com a Águas do Sado e o Grupo AQUAPOR/Luságua, por forma a que a solução desse resposta às questões operacionais com que as Empresas se confrontam na operação diária dos seus sistemas.
Âmbito:- Manutenção e Operação de Redes de Água e de Saneamento.
- Registo de OT.
A Solução AQUAField permite:- Planeamento e Execução de OT
- Cobertura global do fluxo operacional (da abertura ao fecho)
- Registo e planeamento das OT e sua afetação às equipas operacionais
Caracterização da OT no local Atualização permanente e diária do cadastro físico Execução de reservas de material a partir do local da intervenção Geração da manutenção preventiva Integração com o sistema de gestão de clientes e o ERP (SAP) Fecho otimizado de válvulas de seccionamento
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Benefícios:
Componente Ambiental:
A execução de fechos optimizados da rede tem impacto significativo na diminuição do volume de água desperdiçado.
O registo digital de toda a informação relativa à gestão das OT em dispositivos do tipo PDA e Tablet PC minimiza o consumo de recursos naturais associados aos registos (papel, tinteiros).
O planeamento adequado das intervenções e a consulta, em tempo real, da situação do cliente, minimiza as deslocações, com consequente redução do consumo de combustível e de emissões de CO2.
Componente Económica:
- Aumento da eficiência operacional com melhoria dos indicadores de desempenho técnico-económicos.
- Redução das horas de trabalho administrativo.
- Redução do número de clientes afetados no caso de fecho da rede, com vantagens na conservação da infraestrutura e na faturação.
- Melhoria da qualidade de informação, com impacto na fiabilidade do cadastro e na definição de planos de reabilitação.
- Regularização de fluxos de trabalho em armazém, tornando mais eficiente a sua gestão.Garantia de seguimento de todas as ocorrências
Componente Social:
- Redução do número de clientes afetados no caso de fecho da rede e dos tempos de suspensão de abastecimento com vantagens no serviço prestado aos clientes.
- Conhecimento, em tempo real, das áreas em que estão a ser efectuadas intervenções possibilitando, deste modo, a transmissão de informação adequada aos clientes.
- Melhoria do conhecimento da infraestrutura que contribui para a redução do número de intervenções no terreno.