
A AQUASIS – Sistemas de Informação, S.A., participou no exercício de Ciberdefesa “CIBER PERSEU 2018”, organizado pelo Exército Português, que decorreu de 12 a 15 de novembro, nas instalações da Academia Militar, em Lisboa, sendo o segundo ano consecutivo de participação.
Na edição deste ano, contou com a colaboração ativa da Águas do Norte, S.A., que se constituiu como sendo a sua Audiência de Treino operacional, tendo a AQUASIS assegurado o ponto de contacto com a Coordenação do Exercício, e a definição dos cenários de ciberataques, com particular incidência nos Sistemas de Telegestão e de Automação e Controlo ICS/SCADA.
O exercício CIBER PERSEU, que se destina a exercitar e avaliar a capacidade de resposta do Exército, face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional e internacional, que podem escalar para uma Crise no Ciberespaço, contou igualmente com a participação de diversas instituições, organizações e empresas nacionais. Desta forma, tiveram a oportunidade de exercitar os seus procedimentos técnicos e operacionais de resposta a incidentes, numa atuação sinérgica e colaborativa de toda a sociedade portuguesa, permitindo incrementar mecanismos de cooperação entre os principais atores da Ciberdefesa e Cibersegurança Nacional.
No decorrer do exercício, foram simulados diversos incidentes cibernéticos, nomeadamente “ransomware”, ataques DDoS, sistemas SCADA e de automação comprometidos, quebras generalizadas de energia e de comunicações, entre outros, o que permitiu à Águas do Norte e em particular à Área de Sistemas e Tecnologias de Informação (STI) e ao Departamento de Exploração (EXP), testar as suas capacidades de reação e resposta a incidentes.
Face à importância deste tipo de exercício, nomeadamente para os operadores de serviços essenciais e infraestruturas críticas, onde o Setor da Água se insere, a AQUASIS e a Águas do Norte contam participar de forma ainda mais abrangente no próximo exercício CIBER PERSEU 2019!