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FAQ

    • É uma infraestrutura (hardware e software) de monitorização e controlo que, de uma forma integrada, permite a visualização e gestão, em tempo real, ou “quase real”, e de forma centralizada, do estado de funcionamento das diversas instalações operacionais, geograficamente distribuídas.
      • Assegurar uma maior eficiência da exploração dos Sistemas de Abastecimento/Saneamento, aumentando a fiabilidade e segurança das operações;

      • Melhorar a qualidade do serviço prestado, mediante resposta atempada em caso de ocorrência de anomalias/avarias;

      • Minimizar os custos de exploração e manutenção, reduzindo as perdas de água/descargas de emergência e melhorando a eficiência da gestão dos recursos de exploração;

      • Aumentar a eficiência energética, mediante a otimização da produção e bombagens, do controlo dos consumos, e da qualidade da energia;

      • Gerar e processar informação para planeamento, estatística, manutenção e suporte às decisões de investimento.

    • No topo do Sistema de Telegestão está a infraestrutura informática (Data Center) de suporte ao Sistema de Supervisão (SCADA System) e a Sala de Despacho, que constituem o Centro de Controlo Central.

       

      Na base dos Sistemas de Telegestão está a infraestrutura de processamento e controlo, suportada em diversos tipos de equipamentos, nomeadamente atuadores, sensores e instrumentação de medida e de análise da qualidade da água e de energia, unidades de aquisição de dados, de processamento e de controlo, instalados nas instalações operacionais, dispersas por uma vasta área geográfica.

       

      Um Sistema de Telegestão, pela sua natureza geograficamente dispersa, prossupõe ainda a existência de uma Rede de Comunicações de Suporte, que assegure o fluxo regular de dados entre as diversas instalações operacionais remotas e o sistema de supervisão do Centro de Controlo Central.

    • Para concentrar esforços nos ativos mais críticos, diminuir o risco associado à falha dos mesmos e estabelecer prioridades nos investimentos, que sustentem os processos de operação da empresa.
      • Porquê gerir ativos?

      Para concentrar esforços nos ativos mais críticos, diminuir o risco associado à falha dos mesmos e estabelecer prioridades nos investimentos, que sustentem os processos de operação da empresa.

      • No que consiste a Gestão de Ativos?

      A Gestão de Ativos consiste em boas práticas que visam gerir todo o ciclo de vida de um ativo, desde sua aquisição até ao seu abate.

      • O que ganho com a Gestão de Ativos?

       - Rastreabilidade dos ativos;

       - Otimização da utilização em todo o ciclo de vida dos ativos;

       - Aumento da disponibilidade dos ativos;

       - Diminuição dos custos em reparação e aumento de produtividade;

       - Melhoria do planeamento de acções preventivas;

       - Aumento na qualidade do serviço prestado aos clientes;

       - Segurança e conformidade com as regulamentações;

       - Histórico que contribui para analisar o risco de falha dos ativos.

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